Eduarda Carvalho
Psicologia, Musicoterapia, Psicodrama, Investigação
Telemóvel: +351 918 962 330
email: educarte@sapo.pt
Práticas de Bem-Estar
Canto Pré-Natal
O que é?
O canto pré-natal é uma prática `complementar de promoção da saúde perinatal (em contexto individual, conjugal ou grupal) para a preparação do nascimento e da parentalidade. É uma experiência mediada pelo uso do canto materno/parental (através do uso da improvisação vocal e de canções alusivas às vivências afetivas da gravidez e da parentalidade) e pelo uso das vocalizações em conexão com a respiração, com a ressonância corporal e com a escuta ativa do corpo.
Para quê?
Os objetivos do canto pré-natal são promover o bem-estar e a qualidade de vida na gravidez, a conexão afetiva com o bebé antes de nascer e do casal grávido assim como o empoderamento da mulher e do casal durante o parto.
Para quem?
para grávidas e casais grávidos
(preferencialmente a partir das 20 semanas de gestação)
Não é necessário ter conhecimentos ou experiência musical ou saber cantar.

Música, Massagem e Danças de Colo
O que é?
É uma experiência lúdica promotora do bem-estar familiar após o nascimento do bebé, da afetividade compartilhada em grupo e da vinculação cuidador/bebé mediada pelo uso integrado do canto dirigido ao bebé em sincronia com o toque afetivo e com os padrões de massagem infantil (APMI) assim como de danças em roda com o bebé ao colo em ambiente seguro, lúdico e protetor.
Porquê integrar música, massagem e movimento?
A audição, o toque e o movimento são os primeiros meios de contacto e de interação do bebé com o seu mundo envolvente, mesmo antes de nascer.
A empatia mais do que a estimulação constituirá a moldura ou a música de fundo para que a relação e a interação entre pais e bebés se torne harmoniosa e gratificante.
Se a música é a arte do encontro, a massagem é a arte do toque, considerado a mãe de todos os sentidos.
A massagem acompanhada e conduzida pela música e pela voz cantada dos pais facilitarão a comunicação intermodal e a conexão afetiva e compartilhada a, promovendo o desenvolvimento da vinculação entre pais e bebés.
Para além da ritmicidade e da musicalidade comunicativa que a experiência afetuosa de tocar o bebé em sincronia com o cantar ao bebé poderá promover, dançar com o bebé poderá permitir uma experiência de segurança e de prazer compartilhado
Para quem?
para pais (ou cuidadores) e bebés (preferencialmente até aos 6 meses de vida)


ISO MAMMA - grupo de canções de embalar da tradição ao improviso
O que é?
O projeto ISO MAMMA nasceu em novembro de 2017 tendo como mentora Eduarda Carvalho com o propósito de levar ao grande público o repertório tradicional de canções de embalar do Mundo e simultaneamente lançar a ideia de que a canção de embalar, considerada um gênero musical acessível e simples, poderá servir de base para o improviso, inspirando assim os pais a criarem momentos afetuosos e criativos com os seus filhos. Na sua origem este projeto nasceu de uma experiencia coletiva de um grupo de mulheres que cantavam à Capella um reportório de canções de embalar como base para o improviso.
Atualmente com o propósito de alargar esta experiencia à comunidade, este projeto pretende promover experiências imersivas de afetividade compartilhada através da partilha e aprendizagem de canções de embalar tradicionais do Mundo que serão cantadas como base para a improvisação vocal em grupo.
Para quem?
para pais, avós, cuidadores e todos aqueles que desejam se embalar num colo coletivo de afetividade empática e compartilhada.