top of page

TRABALHOS CIENTÍFICOS

DOUTORAMENTO

O Bebé Imaginário, as Memórias dos Cuidados Parentais e as Representações Sonoro-Musicais na Gravidez no Estudo da Representação da Vinculação Materna Pré-Natal e da Orientação para a Maternidade

Tese de Doutoramento em Psicologia

Especialidade em Psicologia Clínica

Universidade de Lisboa

2011

Resumo: O presente estudo insere-se no domínio da investigação científica da psicologia da gravidez e da orientação psíquica da maternidade e debruça-se, como objecto de estudo, sobre o construto da representação da vinculação materna pré-natal. Partindo da existência de uma relação dialéctica entre a percepção sensorial e a representação mental e com base na revisão da literatura admitimos, como hipóteses de base, que o construto da representação da vinculação materna pré-natal tenha origem numa natureza: 1- sensorial-afectiva, determinada pela sensibilidade sonoro-musical da mulher grávida; 2- gráfico-projectiva, determinada pela representação gráfica da gravidez e da futura família imaginada; 3- retrospectiva, determinada pelas memórias acerca do relacionamento afectivo da mulher grávida com as suas figuras parentais e 4- intrapsíquica, determinada pelo estilo de orientação para a maternidade, de acordo com o “paradigma placentário” de Raphael-Leff (2009). Com a finalidade de analisarmos as hipóteses de investigação, foram aplicados a um grupo de 211 mulheres grávidas (no segundo e no terceiro trimestres) os seguintes instrumentos de avaliação: Maternal Antenatal Attachment Scale (Condon, 1993), Parental Bonding Instrument (Parker et al., 1979), Placental Paradigm Questionnaire (Raphael-Leff, 2009) e, ainda, as seguintes escalas, construídas originalmente para este estudo: Escala das Representações Sonoro-Musicais da Gravidez, Escala do Desenho da Gravidez e Escala do Desenho da Futura Família Imaginada. Os resultados obtidos revelam que a representação da vinculação materna pré-natal parece ser influenciada pelo relacionamento com as figuras parentais, pela sensibilidade sonoro-musical e pela orientação materna da mulher grávida, não se registando qualquer relação entre a vinculação materna pré-natal e as variáveis gráfico-projectivas (medidas pelas escalas dos desenhos).

Projecto em Musicoterapia na Obstetrícia da Maternidade Dr. Alfredo da Costa - CHLC

Este livro tem origem nos estudos dedicados ao projeto de doutoramento em Psicologia Clínica na Universidade de Lisboa, sob a orientação do Professor Doutor João Justo Rosado de Miranda Justo.

O objetivo deste trabalho é retratar, de forma sintética, a prematuridade que caracteriza o nascimento de um bebê com múltiplos riscos. Visa também, delinear as principais questões relacionadas ao Aleitamento Materno do recém-nascido pré-termo, o desenvolvimento e os comportamentos lúdicos desses bebês, apresentando os principais estudos, instrumentos e avaliações.

Ler mais

MESTRADO

Avaliação das vivências sonoro-musicais da mulher grávida

Dissertação de Mestrado em Psicologia

Especialidade em Psicologia Clínica

Universidade de Lisboa

2006

Resumo: O presente trabalho tem como objecto de estudo a avaliação das vivências sonoro-musicais na mulher grávida. Da revisão bibliográfica desenvolvida destaca-se um campo de intersecção inovador e pertinente entre a psicologia da gravidez e a música como experiência do Self, do qual emergem os seguintes aspectos comuns: a regressão, a diferenciação e a integração do Self; a temporalidade e a transgeracionalidade; a sensorialidade/simbolização; a regressão, a idealização e a reparação; a ambivalência e o equilíbrio estético. Do ponto de vista metodológico, em virtude de não ter sido identificado nenhum instrumento com a finalidade pretendida, procedemos à criação do "Questionário das Vivências Sonoro-Musicais da Gravidez". Este questionário foi construído segundo o formato de uma escala de Likert, sendo composto por seis subescalas, construídas de acordo com três aspectos fundamentais: 1- as atitudes e a sensibilidade sonoro-musical da mulher grávida; 2- a função desempenhada pela música durante a gravidez e, 3- os conteúdos evocados pela música, relacionados com aspectos representacionais da gravidez (evocações da infância e adolescência, evocações do bebé imaginário, evocações da relação de casal e evocações acerca do parto e periodo após o nascimento). Identificamos, como utilidade deste instrumento, a possibilidade de ser aplicado em estudos empíricos, introduzindo, assim, uma nova variável de estudo, ainda não contemplada na investigação. Tendo como finalidade avaliar a relação e participação das vivências sonoro-musicais na gravidez, este instrumento poderá contribuir, por um lado, para avaliar a relação entre esta variável e outras variáveis acerca do processo psicológico da gravidez e, por outro lado, para preencher uma lacuna de fundamentação científica da musicoterapia aplicada à gravidez.

bottom of page